Nobre e orgulhoso, o gato possui um enorme poder de sedução e não hesita em utilizar todo o seu charme para conseguir os seus objectivos. É esta autenticidade que explica o fascínio que exerce sobre muitos de nós e assim condiciona o respeito que lhe dedicamos.
Com efeito, o seu gato irá partilhar o seu dia a dia e fazer parte do seu lar durante 15 a 20 anos para grande alegria de toda a família, crianças e adultos.
(O livro do Gatinho, Royal Canin)
O Gato Persa: Uma das raças, senão a raça mais popular do mundo, o Persa é o nome vulgarmente dado à maior parte dos gatos de aspecto exótico de pêlo comprido.
O Gato Persa: Uma das raças, senão a raça mais popular do mundo, o Persa é o nome vulgarmente dado à maior parte dos gatos de aspecto exótico de pêlo comprido.
É provável que os gatos de pêlo comprido se tenham originalmente desenvolvido em países de clima frio do continente Asiático, onde os rigores do tempo obrigaram ao desenvolvimento de uma pelagem longa. Pensa-se que os primeiros exemplares a chegar à Europa tenham vindo da Turquia no século XVI, e também da Pérsia.
Considera-se por isso, que o Persa actual resultou do cruzamento desses gatos de pêlo comprido trazidos do Oriente e do tipo antigo dos gatos Angorá.
No século XIX foi desenvolvido na Inglaterra o padrão desta raça. O Persa viria a ser reconhecido oficialmente no início do século XX.
Dois séculos depois, a raça sofreu bastantes alterações em relação à conformação desejada em 1800s, sendo particularmente afectada a anatomia do focinho. Contudo, o seu corpo maciço mantém-se uma constante.
A popularidade do Persa ultrapassa largamente em número de registos todas as restantes raças, imortalizando-o como o gato de estimação por excelência.
Em geral são animais afectuosos e bastante apegados aos donos, brincalhões e muito "conversadores". Entre os gatos, é considerada das raças mais calmas e a que aceita melhor a introdução de outros gatos em casa por vontade própria e não por imposição.
Aprecia bastante a companhia dos donos, seguindo-os para todo o lado. Não suporta ficar só durante longas temporadas, contudo e apesar de ser extremamente afectuoso, necessita dos seus pequenos momentos de sossego. Tem alturas do dia de alta actividade e, normalmente, aproveita as tardes para descansar.
Naturalmente, como outro gato, gosta do seu sítio alto para poder observar o que se passa. É muito curioso e está sempre pronto para explorar e para saber o que se passa à sua volta.
Todo o persa tem a sua pontinha de vaidade, pois adora ser admirado. A sua pose altiva e o seu olhar superior chamam a atenção de qualquer um e é essa a prova da sua vaidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário